A Artéria Arquitectura e Reabilitação Urbana é um atelier independente e multidisciplinar, fundado em 2011, por Ana Jara, Lucinda Correia e Sara Goulart, que concebe, desenvolve e divulga projectos no âmbito da reabilitação urbana. Em 2014 é um dos ateliers da representação portuguesa na 14ª Bienal de Arquitectura de Veneza, em 2015 é nomeada para a 5ª edição do Prémio Internacional de Arquitectura da Fundação Iakov Chernikhov, e em 2017 é nomeada para “Melhor Atelier de Arquitectura” pela revista Construir.

#Reabilitação e Intervenção Urbana
A Artéria trabalha a partir de um diagnóstico, utilizando metodologias de investigação-acção para produzir projectos de intervenção urbana que integram as comunidades. 

#Investigação e Curadoria
A Artéria  desenvolve projectos de investigação crítica, cruzando a arquitectura com outras áreas artísticas, em colaboração com organizações públicas e privadas, artistas e outros profissionais liberais.

#Educação para o Espaço e para a Arquitectura
A Artéria defende a importância da educação para o Espaço e para a Arquitectura, construindo projectos educativos site-specific, com o objectivo de desenvolver as capacidades de abstração, de leitura e de representação espacial.

#Casas - Equipamentos
A Artéria responde aos problemas e necessidades com projectos singulares, entendendo as restrições e os constrangimentos processuais enquanto factores fundamentais para um design eficaz.

#CCA c/o Lisboa
A Artéria acolhe o CCA c/o Lisboa, a primeira de uma série de iniciativas temporárias em todo o mundo realizadas pelo Centro Canadiano de Arquitectura - CCA, localmente ancoradas, que procuram explorar e definir novas temáticas e ampliar colaborações em resposta a diferentes contextos.