Agulha num Palheiro

Banco de Casas para Reabilitar Lisboa
Plataforma Virtual | desde 2011

Em Lisboa existem perto de 5.000 edifícios devolutos com necessidade urgente de intervenção (segundo levantamento camarário de 2009), são fracções e prédios dispersos por toda a cidade, um recurso que importa dar a conhecer por forma a permitir imaginar, refletir e projetar o seu futuro. A Agulha num Palheiro é um interface idóneo, que reúne e cataloga estes imóveis antigos espalhados em vários sites imobiliários dando visibilidade ao território - matéria em bruto – das casas por reabilitar em Lisboa.
Enquanto arquitectos, acreditamos que pequenos gestos podem contribuir tanto quanto grandes projetos para a reabilitação de cidades como Lisboa. Em tempo de crise os cidadãos têm um papel relevante e podem contribuir para a reabilitação da cidade, através de pequenos e médios investimentos, devendo ser orientados por profissionais qualificados, para avaliar as possibilidades de uma intervenção sustentável. Como resposta, a Agulha num Palheiro disponibiliza um Manual de Instruções para inspirar e guiar os cidadãos no decurso destes processos, abrindo um espaço para que os arquitetos passem a entrar definitivamente no léxico da reabilitação.
A Agulha num Palheiro está concebida como uma ferramenta clarificadora e intuitiva para sistematizar, democratizar e apoiar os cidadãos nestes processos e para ajudar a reabilitar Lisboa. A fase beta foi desenvolvida em parceria com a Junta de Freguesia da Pena no contexto do programa BIP/ZIP–Parcerias Locais. Actualmente encontra-se em fase de expansão para toda a cidade com o apoio da Bolsa Crisis Buster, no âmbito da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2013.


Conceito/Coordenação do Projecto: Ana Jara, Lucinda Correia
Parcerias e Seguimento: Susana Soares [fase de expansão], Inês Tainha [fase beta]
Design Gráfico, Web Design e Desenvolvimento: Thisislove design studio - Joana Areal,Maria João Soromenho, Nuno Sequeira e Sofia Cardita
Fotografia: Rui Pinheiro©
Consultoria de Sistemas de Informação: Luis Palma
Consultoria Jurídica: Patrícia Mendes
Direcção da curta metragem promocional: ©Graça Castanheira
Produção da curta metragem promocional: Pop filmes

Apoios:
Câmara Municial de Lisboa [CML]
Programa BIP/ZIP - Parcerias Locais [PLH]
Trienal de Arquitectura de Lisboa 2013 - Bolsa Crisis Buster