design gráfico: Paulo Alves e Ricardo Dias design gráfico: Paulo Alves e Ricardo Dias design gráfico: Paulo Alves e Ricardo Dias

Casa da Mobilidade

Equipamento Colectivo - Habitação/Serviços
Mouraria - Lisboa | 2012-2014

A mobilidade pode ser intelectual, geográfica, social ou profissional. É deslocamento, translação, a mudança de ponto de vista, mudança mental, percepção, reconhecimento. Uma viagem no espaço e no tempo, um fenómeno que acontece através da  possibilidade de viajar, partilhar e trocar. Ser livre para desenhar o seu próprio caminho, como sinónimo de equidade e igualdade de oportunidades. A mobilidade desenha um vasto campo de trabalho, no sentido em que pode gerar consciencialização e abrir novas perspectivas de vida. Reprogramar recursos existentes cruzando-os com as necessidades da comunidade, por forma a criar uma plataforma local de divulgação de oportunidades sociais e profissionais, bem como abrir um campo de ensaio para novas estratégias de regeneração urbana.
A casa incorpora e põe o conceito em acção. Um edifício devoluto localizado no coração da Mouraria vai ser reabilitado para se tornar um equipamento para a comunidade. Introduzir a mobilidade neste território tem como objectivo trabalhar a problemática de um bairro fechado. A casa será um pólo para a mobilidade, com um programa funcional específico projetado para responder às necessidades locais e contribuir para o empowerment da comunidade. O conceito deste projecto foi desenhado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Comunitário da Mouraria [PDCM] promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, a partir de problemas identificados durante a fase de diagnóstico do programa. Este projecto construiu entre os parceiros do PDCM uma equipa multidisciplinar, motivada na sua conceptualização e implementação. Este projeto ganhou o Orçamento Participativo de Lisboa 2012/2013.

Conceito: Mourad Ghanem
Grupo de Trabalho da Casa da Mobilidade: Ana Jara, 
Else Kristin Berg, Inês Teixeira, Joana Grilo, 
Lucinda Correia, Magali de Cuendias, 
Maité Harriet,
Mourad Ghanem

Arquitectura/Coordenação Projecto: Ana Jara, Lucinda Correia
Equipa de Arquitectura: Alberto Cusmano, Anna Maria Gatto, 
Carmen Balsa, Francesco Ghidoni, Joana Grilo
Engenharia/Coordenação: Fernando Alves - Quadrifunção
Levantamento Topográfico: Tiago Pereira - Platerra
Design Gráfico-Identidade Visual/Logotipo: Armanda Vilar, 
Paulo Alves, Ricardo Dias

Dono de Obra: Câmara Municipal de Lisboa [CML]
Área de Intervenção: 410m2
Localização: Mouraria
Parcerias: ARTÉRIA, BAIRROS - Rede de Desenvolvimento Local - Mouraria
Apoios: GABIP-Mouraria [PDCM], Câmara Municipal de Lisboa [CML], Pelouro da Economia e Inovação