design gráfico: Armanda Vilar©

Diários gráficos/ Urban Sketchers

Oficina: Este é o teu bairro e tu és o artista
Mouraria | 23.02.2014 | 10H-13H

Num percurso pela Mouraria as crianças, puderam redescobrir o seu bairro através de registos gráficos em caderno e explorar as noções básicas de mancha, linha e cor. Desenharam interiores e exteriores, experimentaram novos materiais e novas técnicas de representação, com as instruções do arquitecto e ilustrador Richard Câmara do colectivo Urban Sketchers.

Reflectiu-se sobre o que é um diário gráfico, "um caderno, novo ou velho, grande ou pequeno, grosso ou fino, com páginas livres para apontamentos escritos e desenhados com diferentes técnicas de desenho, e um aspecto que pode ser mais ou menos "acabado". Estes diários gráficos são usados pelos artistas ou pessoas com interesse pela área do desenho como suporte para diversos tipos de registos e apontamentos, fazendo parte do seu processo criativo".

Pretendeu-se com esta actividade, explorar a relação da arquitectura com as diferentes áreas artísticas e estreitar a ligação afectiva das crianças com o território urbano através do envolvimento com o património construído, como forma efectiva para cuidar da cidade. 

Público-Alvo:
Crianças dos 8 aos 11 anos

Organização/Produção:
ARTÉRIA

Design gráfico: 
Armanda Vilar

Formador convidado:
Arqº Richard Câmara

Parceiros:
Ambijovem – Mouraria
Casa da Achada – Centro Mário Dionísio
Largo dos Trigueiros

Apoios:
ARTÉRIA
Viarco
Papelarias Emílio Braga

Percurso:
Largo dos Trigueiros – Largo da Achada – Casa da Achada