The Power of Experiment

THE POWER OF EXPERIMENT visa explorar estratégias para a aprendizagem e prática colaborativas, trabalhando através da conceptualização coletiva e da ação, com e em torno de três EXPERIÊNCIAS: FORMULAR, FORMALIZAR, PERFORMAR. O workahop visa também testar as possibilidades de tais estratégias e métodos de colaboração através de uma experiência de construção especulativa e performativa. Estes quatro dias de experimentação estarão focados em noções expandidas de pensamento/concepção/construção para produzir um espaço comum não focado na capacidade da Arquitectura reproduzir, representar ou servir um uso determinado, mas no poder performativo da construção.

Ler mais
fotografia por: Duck Productions fotografia por: Duck Productions fotografia por: Duck Productions fotografia por: Duck Productions fotografia por: Duck Productions fotografia por: Duck Productions

Rede de Carpintarias de Lisboa

Rede para as Artes e Ofícios
Plataforma Virtual | desde 2013

As carpintarias de bairro estão a desaparecer e com elas um saber técnico especializado. A dificuldade de licenciar pequenas indústrias no centro histórico de Lisboa e a consequente expulsão das carpintarias para a periferia da cidade, onde ganharam escala e se industrializaram resulta na sua quase extinção como comércio de proximidade.

Ler mais
© Boudewijn van den Breemer © Boudewijn van den Breemer © Boudewijn van den Breemer © Boudewijn van den Breemer © Boudewijn van den Breemer © Boudewijn van den Breemer © Boudewijn van den Breemer © Boudewijn van den Breemer © Boudewijn van den Breemer © Boudewijn van den Breemer

Film Set Room

Instalação | Arquiteturas Film Festival
24.09 - 28.09.2014

A proposta responde ao convite do Arquiteturas Film Festival/2ª Edição para a conceptualização e coordenação da produção de uma instalação site specific, para o foyer do Cinema City Alvalade, em Lisboa.

Ler mais

Ground Sessions Especiais/ Trienal de Arquitectura de Lisboa

Conversas | Projectos no eixo da Rua de São Paulo
19.11.2013 + 21.11.2013

Esta edição especial de mais duas Ground Sessions dá continuidade às conversas à volta de uma "mesa amarela", partilhando mais seis projectos que "constroem" a cidade de Lisboa hoje, com o objectivo de gerar um lugar de reflexão sobre outras possibilidades de acção e interacção da arquitectura.

Ler mais
© Artéria

Ground Sessions/ Trienal de Arquitectura de Lisboa

Conversas | Espaços/projectos que "construíram" Lisboa
26.09 - 14.11.2013

As Ground Sessions – propõem uma série de conversas, às quintas-feiras, onde serão apresentados e debatidos alguns dos projetos que activaram e "construíram" Lisboa nos últimos anos, com o objectivo de gerar um lugar de reflexão sobre o campo de acção da arquitectura, entre arquitectos e não-arquitectos. 

Ler mais
design grafico: Paulo Alves e Ricardo Dias design grafico: Paulo Alves e Ricardo Dias design grafico: Paulo Alves e Ricardo Dias design grafico: Paulo Alves e Ricardo Dias

Ground Floor Act/ Trienal de Arquitectura de Lisboa

Public Office | Ground Sessions
15.09 - 22.11.2013

Em Lisboa existem centenas de lojas fechadas, um problema amplificado pela recente crise. O Ground Floor Act pretende reconetar os arquitectos com o piso térreo, preconizando a deslocação do seu ângulo de visão, da vista aérea/vista de pássaro, para a vista da rua, através da activação de uma loja vazia, como lugar de ensaio de práticas espaciais, aberto ao público, no sentido de propor novas possibilidades para a prática da Arquitectura e contribuir para a consciência da sua amplitude através das perspetivas sociais, culturais e políticas.

Ler mais
©FAS ©Mourama 2013 design grafico: Paulo Alves e Ricardo Dias

Se Isto é Um Manifesto

Conferência | Instalação Vídeo
OA | 09.05 - 16.05.2013

Se Isto é Um Manifesto é uma retribuição a todos os que participaram na concretização do projecto Edifício-Manifesto e é um mote para a reflexão sobre a problemática da reabilitação urbana e a criação de projectos/processos de arquitectura participados.

Ler mais
fotografia: Euken Pereg

Home Sweet Sour Home

Pesquisa | Instalação
Carpe Diem - Lisboa | 20.10.2012 - 26.01.2013

Home Sweet Sour Home é uma série de 25 casas onde viveu a artista Mónica de Miranda, descrevem-se desenhadas em planta, como se sobrevoadas pela mão da memória, numa tradução gráfica das relações estabelecidas entre os cheios e os vazios. A tradução destas memórias-afectos, re-interpreta uma primeira representação emotiva e subjectiva da artista, através do filtro do arquitecto

Ler mais
© Artéria © Artéria

Aquipélago I

Instalação Interactiva
Guimarães | 12.06 - 19.08 2012

Arquipélago I
 é uma cartografia ficcionada para auscultar o devir dos bairros de génese ilegal, que ao largo de Lisboa, se foram fixando em terrain vague, ocupando vazios expectantes ao longo da via ferréa e de outras vias estruturantes como a antiga Estrada Militar.

Ler mais
fotografia: © Camilla Watson | design gráfico: © Armanda Vilar fotografia: © Camilla Watson | design gráfico: © Amanda Vilar © Camilla Watson

Jornadas Europeias do Património'11

Conferências | Património e Paisagem Urbana
Lisboa | 23.09.2011

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolvem cerca de 50 países, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. Anualmente, cada país elabora um programa de actividades a nível nacional, a realizar em setembro. 

 

Ler mais
© Rui Pinheiro Bairro da Vitória, Loures | © Artéria Bairro da Cova da Moura, Amadora | © Artéria Bairro da Mouraria, Lisboa | © Artéria

Underconstruction

Instalação | Livro
P28 - Lisboa | 20.03 - 10.04.2009

Pensar na cidade exposta em Underconstruction é pensar num organismo vivo e complexo, numa Lisboa periférica, de referências vagas, onde se isncrevem ritmos de escala pequena e densa, própria de lugares povoados.

Ler mais