Ground Sessions Especiais/ Trienal de Arquitectura de Lisboa

Conversas | Projectos no eixo da Rua de São Paulo
19.11.2013 + 21.11.2013

Esta edição especial de mais duas Ground Sessions dá continuidade às conversas à volta de uma "mesa amarela", partilhando mais seis projectos que "constroem" a cidade de Lisboa hoje, com o objectivo de gerar um lugar de reflexão sobre outras possibilidades de acção e interacção da arquitectura.

_
19 DE NOVEMBRO
18:00     GROUND SESSION #9
Projecto anfitrião:
Rés do Chão
Projectos convidados:
Cão Solteiro | Oficina Colectiva

Os pisos térreos são espaços fundamentais de interacção com a rua, tendo por isso maior capacidade de dianamizar e promover o seu uso. As actividades neles desenvlvidas têm um papel social fundamental, contribuindo para a construção da imagem e identidade da cidade.
Tenham ou não um benefício comercial directo, as actividades desenvolvidas nos pisos térreos estabelecem uma relação valiosa com o espçao público e criam relações directas com os transeuntes.
O Rés do Chão é um projecto premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da iniciativa FAZ - Ideias de Origem Portuguesa que procura dar resposta ao grave problema da crescente desocupação dos pisos térreos comerciais urbanos, tendo como principal objectivo dinamizar a rua e reabilitar a cidade. 
Rés do Chão, 2013

_
21 DE NOVEMBRO
18:00     GROUND SESSION #10
Projecto anfitrião:
DNA Lisboa
Projectos convidados:
Há que dizê-lo Galeria Note 

O eixo da Rua de São Paulo é uma zona da cidade com um nível de degradação urbana visível, um território que foi sendo esvaziado progressivamente de um comércio especializado e de habitantes, representando uma fratura a nível da coesão social da cidade. No entanto, a par de algum comércio que resisitiu, existem iniciativas relacionadas com a criação cultural, que são pistas para construir uma nova visão desta zona da cidade. O DNA Lisboa- District of New Art, insere-se numa premissa de regeneração urbana através da implementação de espaços culturais e foi a proposta vencedora da concessão parcial do espaço da antiga escola das Gaivotas - o palácio Alarcão, através de concurso público do Departamento da Cultura, da Câmara Municipal de Lisboa. É uma proposta do Teatro Praga que coordena um espaço que quer reunir artistas, comunidade local, estudantes, turistas e art lovers.
DNA Lisboa, 2013

Apoios: Cin/Doka/get a light/MasterPME/Nestlé Waters/Rádio Zero/Steelcase/Tarkett/Vitrine
Local: Rua dos Douradores 220 - Lisboa