MASTERPLAN MAIA

MAM’19
MÊS DA ARQUITETURA DA MAIA - FAST FORWARD

Artéria foi convidada a participar na exposição MAM'19 - Fast Forward, integrada na segunda edição do Mês da Arquitetura da Maia, com uma antevisão do futuro, daqui a 100 anos.

Saturado de promessas de futuro, o Plano Diretor tornou-se um dogma inquestionável do Urbanismo do séc. XX, oferecendo respostas aos problemas urbanos, através do planeamento top-down. Não obstante, o sentido do desenvolvimento urbano revelou a insuficiência destes processos e novas direções surgem em forma de metodologias bottom-up. Participativo, colaborativo, empoderamento, começam a surgir no léxico das políticas urbanas.

Masterplan Maia é uma experiência para pensar em uma cidade tão diversa quanto os projectos de vida dos seus habitants, estimulando a mudança através da qual os cidadãos se envolvem, observam, habitam e, por extensão, moldam a sua cidade. É uma ferramenta lúdica de planeamento urbano onde cada jogador contribui para o destino coletivo da sua cidade, enquanto desenvolve a sua coesão social e territorial.

A partir do Direito à Cidade de Lefebvre, do Non-Plan de Cedric Price, e da Cidade Policêntrica de Saskia Sassen lançamos um ensaio geral para desenhar a dimensão coletiva da cidade da Maia. Com uma ferramenta de planeamento para o séc. XXII, com o objetivo de ativando a cidadania, convidamos os Maiatos a participar.

Conceito: Artéria – Humanizing Architecture
Colaboradores: Ana Jara, Jessica Lundin, Patrícia Viegas
Graphic design: Armanda Vilar

Exibição conceito, curadora e produção: Andreia Garcia Architectural Affairs
Localização: Fórum da Maia
Dado: 1-31.03.2019