Armanda Vilar©

Peças Lúdicas Urbanas/ Mouraria Light Walk

Instalação: 'A Mouraria imaginada pelas crianças'
NOOR - Mouraria Light Walk | 18.07-20.07.2013

A Instalação do Largo dos Trigueiros, propõe a transformação desse pequeno largo, por três dias, numa paisagem imaginária, lúdica e visualmente vibrante, ideada por crianças da Mouraria e que resultou duma parceria entre a ARTÉRIA, a Ebano Collective, a Mãos à Dobra e a escola EB1 da Madalena. Este projecto foi desenvolvido no âmbito para o festival NOOR – Mouraria Light Walk coordenado pela Ebano Collective e reuniu as ideias desenhadas por alunos do 1º Ciclo, da EB1 da Madalena, a partir das quais a ARTÉRIA projectou as peças lúdicas infantis.
Às diferentes escalas abordadas, entre real e imaginário, sucedem-se elementos reais reenquadrados ou recontextualizados: um portal de espanadores coloridos, uma cortina de mangueiras transparentes, um canteiro de relva, uma piscina de bolas que também é escorrega e um castelo com um interior cor de laranja e diversas aberturas para a luz, construídas a partir de objectos do quotidiano.
A partir do imaginário gráfico das crianças foram selecionados os conceitos recorrentes: o abrigo, a terra, a piscina e o escorrega. A instalação resultou do desdobramento de planos, que construiu um percurso diverso convocando a visão, o tacto, o olfacto e a audição. Durante o festival o largo foi activado pelas crianças da Mouraria, pela população residente e pelos muitos visitantes que o festival recebeu. À noite, uma árvore acendia-se de origamis e a paisagem era como uma tela inclinada, com texturas diversas e mutantes pela luz projectada.


Curadoria: EBANO COLLECTIVE
Produção: EBANO COLLECTIVE/ARTÉRIA
Conceito/Design/Coordenação: Ana Jara, Lucinda Correia
Design/Colaboração:Carmen Balsa, Joana Grilo
Obra de Carpintaria/Execução: João Pedro Simões
Parcerias: Escola EB1 da Madalena, MÃOS À DOBRA, Junta de Freguesia S. Cristovão/S. Lourenço
Apoios: Câmara Municipal de Lisboa [CML], DOKA
Data:Maio-Julho 2013