© Rui Pinheiro Bairro da Vitória, Loures | © Artéria Bairro da Cova da Moura, Amadora | © Artéria Bairro da Mouraria, Lisboa | © Artéria

UNDERSCONSTRUCTION

Instalação | Livro
P28 - Lisboa | 20.03 - 10.04.2009

Pensar na cidade exposta em Underconstruction é pensar num organismo vivo e complexo, numa Lisboa periférica, de referências vagas, onde se isncrevem ritmos de escala pequena e densa, própria de lugares povoados. Bairros que resultam da auto-organização de comunidades com estruturas sociais próprias e que, vistos do céu, desenham uma espécie de arquipélagos que se destacam pelas suas formas orgânicas.
Estes teritórios questionam as noções de continuidade e de ordem subjacentes à cidade moderna; são pré-existências fora do contexto, estruturas informais que, do exterior, impedem que se lhes pressinta a ordem. Os mapas dos bairros do Alto da Cova da Moura e da Quinta da Vitória tornam visíveis os fluxos, os lotes e o tecido construído inscritos numa cidade que se transformou à sua volta; representam lugares à beira de serem destruídos ou absorvidos.
O texto Arquipélagos. Leituras cruzadas da identidade do território reflecte sobre esses mesmos territórios e a sua representação vista do céu.

Projecto Artístico: Mónica de Miranda
Curadoria: Paul Goodwin
Conceito/Edição do livro: Mónica de Miranda/Paul Goodwin 
Produção: Jorge Rocha 
Imagens: Mónica de Miranda
Mapas: ARTÉRIA- Ana Jara, Lucinda Correia
Textos: Plataforma, Paul Goodwin, Manuela Ribeiro Sanches, ARTÉRIA- Ana Jara, Lucinda Correia
Exposição: Pavilhão 28 - Lisboa
Data: 20.03 - 10.04.2009